segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Presidente Roberto Cidade conduz aprovação de pacote econômico que prevê a regularização de débitos com descontos de até 95%

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comandou nesta quarta-feira, 17/9, a votação que aprovou a revisão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025). A medida vai permitir a regularização de débitos com descontos entre 60% e 95%, tanto para pagamentos à vista quanto parcelados, conforme o tributo e o número de parcelas.

“A redução da carga de impostos no Estado é importante para a população, uma vez que vai permitir ao cidadão que fique adimplente, com os impostos em dia. A mensagem governamental chegou, nós demos agilidade e hoje, a totalidade dos deputados optou pela aprovação do pacote de medidas econômicas. O Refis 2025 vai oferecer descontos em multas e juros de até 95% em débitos com impostos estaduais”, destacou o deputado-presidente.

O programa contempla dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e de contribuições para o Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O prazo de adesão ao Refis 2025 vai até 31 de março de 2026, com entrada mínima de 10% do débito atualizado. No caso de inadimplência superior a 90 dias ou falta de pagamento de tributos correntes, o benefício será cancelado.

IPVA 2026

O texto que prevê a redução de 50% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a partir de 1º de janeiro de 2026, deve ser votado na próxima semana, após estudos mais detalhados de parlamentares e das comissões técnicas, conforme anunciou o presidente Cidade.

Atualmente, o Amazonas possui cerca de 775 mil veículos registrados, incluindo motocicletas. Desse total, 244 mil já são contemplados pelo programa IPVA Social. Com a nova medida aprovada pelo Legislativo Estadual, outros 531 mil proprietários de veículos passarão a pagar menos imposto a partir de 2026.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

x(410)
PL de autoria do presidente Roberto Cidade prevê estímulos à produção audiovisual no Amazonas
4EA1166B-CC44-4EB8-8B5C-5F33C6870E64
Advogado João Neto condenado por agressão anuncia noivado com ex-mulher que o denunciou
x(396)
Professor de Direito é preso após após denúncias de abus0 feitas por alunas e ex-companheiras
x(395)
Maior estelionatária do Brasil é solta após três décadas presa: 'aplicava golpes desde criança'
Juiz define data para audiência de engenheiro que m4tou mototaxista na contramão em Manaus
Juiz define data para audiência de engenheiro que m4tou mototaxista na contramão em Manaus
Lili cantou: STJ revoga prisão preventiva de Oruam acusado de associação ao tráfic0 e ligação com o CV
Lili cantou: STJ revoga prisão preventiva de Oruam acusado de associação ao tráfic0
x(374)
Prisão preventiva é decretada para condutor que atropelou e matou idosa de 73 anos em Manaus
5413185E-7DB1-44B6-AF7B-C5E643D43BE5
Humorista do “A praça é nossa” é condenado a mais de 18 por estuprar a filha
Justiça decreta prisão de padrasto que espancou enteada de 3 anos e causou traumatismo craniano
Justiça decreta prisão de padrasto que espancou enteada de 3 anos e causou traumatismo craniano
x(367)
Lei de autoria de Roberto Cidade assegura retirada de encomendas em centros de distribuição quando entrega domiciliar falhar
Verified by MonsterInsights