domingo, 6 de julho de 2025

MPAM recomenda medidas à Delegacia de Barreirinha para garantir documentação imediata de lesões em casos de violência doméstica

Em Barreirinha, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da promotoria de Justiça da cidade, expediu recomendação à 42ª Delegacia de Polícia para que adote medidas destinadas a assegurar a documentação imediata de lesões corporais em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Anne Caroline Amaral de Lima, visa garantir uma resposta mais rápida às vítimas, especialmente em situações em que o Instituto Médico Legal (IML) não esteja disponível ou quando houver risco de desaparecimento ou alteração das lesões.

Entre as principais medidas recomendadas está a adoção do auto de constatação provisória de lesões corporais, no âmbito da violência doméstica — um documento padronizado para o registro preliminar das lesões —, antes mesmo da realização do exame pericial oficial.

Além disso, o MPAM recomenda a capacitação dos servidores policiais para o correto preenchimento do auto, identificação e descrição de lesões, documentação fotográfica com consentimento da vítima e preservação da cadeia de custódia das evidências.

Também foi orientada a articulação entre a delegacia, os serviços de saúde, a assistência social, o Judiciário e o próprio Ministério Público, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência.

“A iniciativa busca padronizar e aprimorar os registros preliminares das lesões corporais sofridas pelas mulheres, além de reforçar a comprovação dos crimes praticados. O MPAM incentiva uma atuação mais acolhedora, protetiva e articulada com a rede de apoio, e este é mais um passo importante no enfrentamento à violência de gênero e na garantia dos direitos das mulheres no município”, destacou a promotora Anne Caroline.

A delegacia deverá comunicar ao MPAM, no prazo de até 15 dias úteis, se acatará a recomendação, quais medidas serão adotadas, o cronograma de implementação e eventuais dificuldades para o cumprimento das orientações.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

imagem_materia (1)
Senador quer acabar com folgas aos domingos e feriados sem acordo coletivo
WhatsApp-Image-2025-07-05-at-10.04
Maria do Carmo diz que investimentos da Fametro em Parintins somam mais de R$ 50 milhões: ‘educação e desenvolvimento ao município’
x(258)
Líder indígena tem prisão preventiva decretada após denúncia de estupro feita por turista
0731496A-5DBF-499A-8CA5-3E7F17502242
Aleam reconhece a capoeira como modalidade esportiva a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade
Após chamar promotor de “moreninho” e “roxo”, advogada pega 7 anos por injúria racial
Após chamar promotor de “moreninho” e “roxo”, advogada pega 7 anos por injúria racial
Fake News, xingamentos e ameaças de supostos vídeos íntimos: cunhãs do Garantido e Caprichoso são atacadas por blog
Fake News, xingamentos e ameaças de supostos vídeos íntimos: cunhãs do Garantido e Caprichoso são atacadas por blog
WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.17
’Falta organização e cuidado’: Maria do Carmo responde seguidores e fala sobre saúde pública
WhatsApp Image 2025-07-03 at 16.57
No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade
x(237)
Justiça decide dar liberdade a filha que estrangul0u a mãe até a morte por causa de dinheiro
x(232)
P. Diddy é condenado por crimes federais ligados à prostituição, mas se livra de acusação de tráfico sexual
Verified by MonsterInsights