sábado, 12 de julho de 2025

Dário Filho é nomeado presidente da Comissão de Direito Penal da OAB-AM

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), anunciou a nomeação de Dário Filho, OAB 9075, como o novo presidente da Comissão de Direito Penal.

Sob a nova liderança, Dário planeja implementar uma série de iniciativas voltadas para a capacitação contínua dos advogados da região.

“Entre as prioridades estão a realização de palestras, cursos e seminários que abordem questões contemporâneas do direito penal, como a aplicação da lei de forma equitativa, a proteção dos direitos humanos e a busca por uma justiça mais acessível à população”, afirmou.

O novo presidente enfatiza a importância do diálogo com outras instituições e entidades da sociedade civil para promover uma advocacia mais comprometida e efetiva, que possa atuar de maneira proativa na defesa dos direitos fundamentais. A sua abordagem inclusiva será complementada pela participação do presidente da OA em iniciativas conjuntas, fortalecendo a colaboração entre os diferentes atores do sistema judicial e promovendo um ambiente jurídico mais justo e igualitário.

Trajetória

Dário Filho é um advogado com mais de 12 anos de atuação no campo do direito penal. Sua carreira é marcada por sua habilidade em lidar com processos complexos e sua dedicação à defesa dos direitos humanos. Atualmente, Dário Filho é mestrando em Direito, o que demonstra seu compromisso com a atualização e aprofundamento de seus conhecimentos na área.

Além de sua atuação no Amazonas, Dário Filho acumula experiências relevantes em tribunais estaduais e federais fora do estado. Sua experiência em casos emblemáticos, que chegaram até o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), é prova da sua competência e do seu comprometimento com a defesa de seus clientes e com a justiça.

A atuação de Dário Filho nos tribunais superiores é um diferencial que o credencia ainda mais para o cargo na OAB Amazonas. Ao longo de sua carreira, ele trouxe à tona importantes discussões sobre garantias processuais e direitos do réu, impactando decisões que reverberam em todo o país. Sua participação em casos de repercussão nacional demonstra não apenas sua habilidade jurídica, mas também seu comprometimento com questões que afetam toda a sociedade.

Com a crescente preocupação sobre os direitos dos detentos e a necessidade de aprimorar o sistema de custódia, Dário Filho se engajará ativamente em reuniões com a autoridade do Judiciário da polícia, buscando criar um canal de diálogo que assegure a defesa dos direitos humanos nas prisões. Sua presença e liderança serão fundamentais para discutir soluções que visem à reforma do sistema de custódia e à proteção dos direitos fundamentais dos acusados.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

'Paulista' pega 168 anos de prisão por massacre em cadeia de Manaus e comer coração de detentos
'Paulista' pega 168 anos de prisão por massacre em cadeia de Manaus e comer coração de detentos
WhatsApp Image 2025-07-11 at 18.12
Senador Omar reúne secretários de saúde de todo o Amazonas para construir soluções duradouras para o sistema público
x(322)
Coronel aposentado da PM vira réu após confessar em áudio que estupr0u a filha de 10 anos
64E6B898-C651-4BF9-AC54-CE518D07A9F3
Justiça condena Vivo a pagar R$ 3 mil por cancelamento indevido de linha e deverá reativar linha de cliente 
x(311)
Acusados de mat4r garoto em Manaus são adolescentes e podem cumprir no máximo 3 anos internados, diz delegado
WhatsApp Image 2025-07-09 at 17.45
Ex-prefeito de Barcelos omite declarações obrigatórias sobre Orçamentos Públicos em Saúde e é multado em R$ 14 mil
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.17
Mãe que jogou filho recém-nascido pela janela tem liberdade provisória concedida pela Justiça em Manaus
WhatsApp Image 2025-07-09 at 09.34
Omar Aziz reafirma compromisso e luta pela reconstrução da BR-319 em discurso que critica decisões que isolam a Amazônia
Família de advogada vítima de feminicídio aciona a Justiça para impedir que ex-marido receba herança dela
Família de advogada vítima de feminicídio aciona a Justiça para impedir que ex-marido receba herança dela
Justiça condena PM que agrediu oficial de Justiça no Dia Internacional da Mulher
Justiça condena PM que agrediu oficial de Justiça no Dia Internacional da Mulher
Verified by MonsterInsights