Luciane Barbosa Farias, esposa do traficante “Tio Patinhas”, chefe da facção criminosa Comando Vermelho, no Amazonas, ganhou na Justiça a indenização de R$ 200 mil após a morte da mãe por Covid-19, no auge da pandemia. Os outros três irmãos da mulher que ficou conhecida como “Dama do Tráfico” amazonense também serão indenizados, totalizando o valor de R$ 800 mil entre os quatro.
A mãe da Dama do Tráfico morreu da doença em janeiro de 2021, durante a crise de oxigênio em Manaus. A mulher foi internada com insuficiência respiratória e precisava de oxigênio para sobreviver. Com o sistema de saúde em colapso, houve a falta do insumo primordial naquele momento e centenas de pessoas morreram asfixiadas. A família de Luciane pleiteou então a indenização por danos morais contra a União, o estado do Amazonas e o município de Manaus.
Na decisão que determinou a indenização, em dezembro passado, a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM), apontou: “Não há como negar que cabia aos réus [União, estado do Amazonas e município de Manaus] providenciarem o correto e suficiente abastecimento de oxigênio medicinal em suas unidades de saúde pública”, escreveu a juíza.
Sobre o valor da indenização, Fraxe explica que deve ser estabelecido de modo a servir como punição ao infrator e que ajude a reparar o dano sofrido das vítimas, não podendo, contudo, servir como forma de enriquecimento.
Quem é a Dama do Tráfico
Luciane Barbosa Farias é esposa de Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, chefe da Facção Comando Vermelho, que está preso desde 2022. O casal foi condenado a 10 anos de prisão por crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico.
Luciane era estudante de direito e nas redes sociais se dizia uma defensora dos direitos dos presos do sistema carcerário. No entanto, ela é apontada como braço-financeiro da facção criminosa e ocultava crimes.
Em 2023, foi recebida duas vezes por autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E, nesta quarta-feira (29), pelos crimes cometidos, ela teve a prisão definitiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.