Após terem a prisão preventiva decretada pela Justiça do Amazonas, dois homens suspeitos de tentar comprar um bebê por R$ 500 em Manacapuru (AM) se entregaram à polícia em Ilhabela (SP), nesta quinta-feira (17). Eles foram presos e devem ser transferidos para o sistema prisional.
Luiz Armando dos Santos, 40, e Wesley Fabiano Lourenço, 38, haviam sido presos em flagrante no dia 11 de julho, mas foram soltos após audiência de custódia. A nova prisão foi determinada após recurso do Ministério Público.
O casal estava em Manacapuru desde junho, hospedado em um hotel, aguardando o nascimento da criança. A negociação teria sido feita com o empresário José Uberlane Pinheiro de Magalhães, conhecido como “Sabão”, preso por intermediar a suposta venda.
A mãe do bebê, de 31 anos, também foi indiciada. Segundo a polícia, ela entregaria a criança para quitar uma dívida com um agiota.
O recém-nascido teve alta no último domingo (13) e está sob proteção de uma instituição, com acompanhamento do Conselho Tutelar.
A Polícia Civil investiga se o caso faz parte de um esquema de adoções ilegais entre Amazonas e São Paulo. Outras pessoas são suspeitas de envolvimento.
O casal vai passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (18) e deve ser transferido ao Amazonas. Eles informaram que só falarão em juízo.