Uma câmera de segurança registrou o exato momento em que o advogado Marcelo Oliveira Gonçalves cometeu tentativa de feminicídio contra Teresa Vitória Pinheiro, no dia 21 de março de 2021. Ele a estrangulou dentro de um carro no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, por não aceitar o fim do relacionamento.
Nas imagens, Marcelo aparece entrando no veículo vermelho da sua então ex-namorada às 14h39. Cerca de 5 minutos se passam até um morador ouvir gritos. Ao se aproximar do carro e ver que a Teresa estava desfalecida, este homem pede ajuda para uma outra mulher que estava próxima.
No vídeo, é possível ver a vítima sendo carregada do carro por essas duas pessoas. Marcelo sai como se nada tivesse acontecido. Alguns vizinhos aparecem na filmagem assustados após ouvir Teresa gritando.
“Ela teve essa pressão craniana, onde estourou vários vasos no olho, no rosto dela, por essa esganadura. Ele diz que somente fez para ela abrir a boca, porque ela tinha mordido o dedo dele. E ela disse que mordeu o dedo para não sofrer o feminicídio que estava prestes a acontecer”, explicou a delegada Débora Mafra, que era titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).
Condenação
O julgamento do caso foi realizado pela 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus no dia 19 de julho de 2024, sob a condução do juiz de direito André Luiz Muquy. Marcelo, apesar de negar a acusação, foi condenado pelo júri a 10 anos e 11 meses de prisão, em regime inicial fechado. O réu também foi condenado a pagar um uma indenização à vítima no valor de 20 salários mínimos.
O advogado, que possui histórico na polícia de clonar cartões e tráfico de drogas, apresentou uma petição, alegando estar sendo tratado de forma desigual em comparação a outros réus. Ele responde em liberdade.