quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Presidente Roberto Cidade propõe apoio à FCecon com destinação de emendas parlamentares no orçamento estadual

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propôs nesta quarta-feira, 6/8, que, a partir da abertura do prazo para apresentação de emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em outubro, os deputados destinem parte delas em favor da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

“Reitero meu compromisso de colaborar com a FCecon. É importante que possamos dialogar e encontrar, em conjunto, as melhores formas de contribuir com essa instituição tão importante para a população do nosso Estado. Em outubro, inicia-se o período para apresentação de emendas para o próximo ano e, desde já, manifesto meu interesse em contribuir. Acredito que todos, neste Estado, tenham vivenciado, de alguma forma, a luta de um familiar ou conhecido contra essa doença. Nosso papel é cuidar das pessoas, dialogar e encontrar as melhores soluções”, afirmou o parlamentar.

Cidade reiterou ainda o compromisso do Parlamento Estadual com a saúde, ao ressaltar a obrigatoriedade de que 50% das emendas parlamentares impositivas sejam destinadas para a área da saúde.

“É importante ressaltar, e reafirmo sempre que me pronuncio nesta Casa, que 50% das emendas parlamentares impositivas são destinadas à saúde. Isso representa mais de R$ 300 milhões por ano, distribuídos entre o interior e a capital. Esses recursos para o interior são importantes também porque ajudam a desafogar os serviços de saúde na capital. Estamos cumprindo nosso papel, dentro das competências do Poder Legislativo, com a tranquilidade de quem está fazendo o que é certo. É com esse objetivo que pretendo contribuir”, reiterou.

O deputado-presidente se comprometeu ainda a participar da agenda que será realizada na próxima segunda-feira, 11/8, com o diretor-presidente da FCecon, o médico mastologista Gerson Mourão, e a gerente do Serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.

No Amazonas, estima-se que haja cerca de 5.450 novos casos de câncer em 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Isso inclui todos os tipos de câncer, com projeções específicas para alguns deles, como o de colo do útero, com 610 casos novos.

Além do câncer de colo do útero, outros tipos de câncer com alta incidência no Amazonas são os de mama, próstata, estômago, pulmão e intestino.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

x(16)
Prêmio Congresso em Foco - Capitão Alberto Neto é eleito melhor deputado federal do AM
x(14)
Fim do julgamento: Justiça determina internação de jovens responsáveis pela m0rte de Fernando Vilaça por hom0fobia
Idoso de 70 anos é preso após assumir pensão do neto no lugar do filho
Idoso de 70 anos é preso após assumir pensão do neto no lugar do filho
E1CEEF35-D5EA-4284-8268-4594B305B202
PL de Roberto Cidade, que protege crianças nas redes sociais, é aprovado por unanimidade na Aleam e coloca Amazonas na vanguarda nacional
01D92C8B-B143-4999-9298-7F4AF088CBD7
Humorista Tirullipa é denunciado por importunação sexual na “Farofa da Gkay”
x(3)
Após prisão de 'Juninho', condenado por latr0cíni0, fila de visitas íntimas aumenta em presídio
508EA547-C4C9-47EB-B561-6DA60F685DAC
Produção audiovisual amazônica pode ganhar novo fôlego com PL de autoria do presidente Roberto Cidade
4DFB8CDC-28D6-4F86-BBC5-1170F0EB7A51
Técnico de enfermagem é condenado a 44 anos por estuprar pacientes sedados na UPA
x(341)
Justiça decide manter presos Hytalo Santos e o marido por crimes contra menores
x(334)
Vídeo: Advogado leva tapa no rosto de mulher durante audiência por videoconferência
Verified by MonsterInsights