A jovem de 19 anos presa por deixar a filha de três anos sozinha para ir a um baile funk, em Santo André (SP), foi liberada após audiência de custódia, mas deverá cumprir diversas medidas cautelares, conforme decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Entre as determinações impostas pela Justiça estão o comparecimento mensal ao juízo para justificar suas atividades, proibição de sair da comarca por mais de oito dias sem autorização, além da restrição de frequentar bares, festas e casas noturnas. A jovem também está proibida de sair de casa entre 21h e 6h.
O caso aconteceu na madrugada de domingo (3), quando câmeras de segurança flagraram a criança andando sozinha pela rua, vestindo apenas uma fralda. Moradores acionaram a polícia após encontrarem a menina por volta da 1h30. Funcionários da empresa Enel auxiliaram no resgate e improvisaram roupas para protegê-la do frio.
A criança foi encaminhada ao serviço de acolhimento municipal, onde permanece sob os cuidados da assistência social. Segundo a prefeitura de Santo André, o acolhimento é por tempo indeterminado.
Além das medidas cautelares impostas à mãe, a Justiça também determinou a aplicação de medidas protetivas à criança. Os pais devem ser encaminhados a programas de apoio e proteção familiar, e a jovem será submetida a acompanhamento psicológico.