Na noite desta terça-feira (9), o advogado Jeffrey Chiquin, que defende Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado, realizou uma transmissão ao vivo após ser expulso e agredido dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Ele havia sido convidado pelo curso de Direito para palestrar sobre Estado Democrático de Direito.
Durante a live, Chiquin afirmou que foi cercado por centenas de universitários, impedido de falar e retirado à força do local. “Eu fui convidado pelo curso de Direito a palestrar. Eu não sei mais de onde levei tanto tapa e tanto chute”, disse o advogado.
Ele relatou que a confusão também envolveu o vereador Guilherme Quilter, que o acompanhava, e que a situação só foi controlada após a chegada da Polícia Militar. “Quinhentas pessoas nos jogaram dentro de uma sala, e a polícia teve que nos resgatar. Eu fui sequestrado dentro da UFPR”, declarou.
Chiquin também afirmou que uma idosa foi agredida durante o tumulto e criticou a hostilidade dos manifestantes. “Essa faculdade não tem dono. Essa faculdade é do povo. Vocês sequestraram essa faculdade”, disse em outro trecho da transmissão.
A Polícia Militar confirmou que houve tumulto dentro da universidade e informou que alguns universitários foram detidos.