quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Presidente Roberto Cidade reforça importância de políticas públicas de combate ao su1cídi0 e atenção à saúde mental no Setembro Amarelo

Dedicado à prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo” é um período de atenção, cuidado e conscientização. Diante dos dados alarmantes que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam mais de 700 mil mortes por ano no mundo, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destaca leis de sua autoria que têm como objetivo prevenir esse ato que marca tantas famílias.

“Precisamos difundir informação, garantir acesso ao diagnóstico e ao tratamento de doenças emocionais. É preciso desmistificar a depressão. Depressão não é vitimismo, frescura ou falta de Deus. Depressão é uma doença e, como toda doença, precisa ser tratada. Precisamos nos manter vigilantes e evitar que esse mal cause danos à vida e às famílias. O Setembro Amarelo tem esse propósito: incentivar a vigilância, o diálogo e as iniciativas que auxiliem nos momentos de angústia e sofrimento”, afirmou Cidade.

Entre as iniciativas legislativas do deputado estão a Lei nº 4.876/2019, que cria a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na Rede Pública de Saúde; a Lei nº 6.007/2022, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão Infanto-Juvenil; e a Lei nº 6.527/2023, que dispõe sobre a implementação de estratégias para a saúde mental nas instituições de ensino públicas e privadas.

Mais recentemente, foi aprovada a Lei nº 6.775/2024, que autoriza o Poder Executivo a instituir um programa educativo de sensibilização para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos que induzam crianças e adolescentes à violência, à automutilação e ao suicídio.

Dados alarmantes

No Brasil, quase 14 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano — em média, 38 por dia. Embora os números globais apresentem leve queda, os países das Américas seguem na contramão, com índices em crescimento.

Segundo a OMS, quase todos os casos estão relacionados a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados ou tratados de forma inadequada. Isso reforça que a maioria das mortes poderia ser evitada com acompanhamento psiquiátrico e informação de qualidade.

Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde mostram que, entre 2016 e 2021, houve aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos e de 45% entre 10 a 14 anos.

As estatísticas também apontam diferença entre os gêneros: no Brasil, a taxa é de 12,6 mortes por 100 mil homens contra 5,4 por 100 mil mulheres.

Uma das formas de promover o autocuidado com a saúde mental é adotar estratégias de redução da ansiedade, como praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, buscar boas noites de sono e procurar atendimento profissional sempre que necessário.

Como pedir ajuda

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito pela Rede de Atenção Psicossocial, que inclui Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e o SAMU (192) em casos de emergência.

Outra referência essencial é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que disponibiliza apoio emocional voluntário, gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, pelo telefone 188 ou pelo chat em cvv.org.br/chat.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

x(148)
Presidente Roberto Cidade anuncia início das inscrições para concurso público da Aleam em 10 de setembro
x(145)
STF decide que chamar Erika Hilton de homem não é crime e reforça proteção à liberdade de expressão
3AE49A0C-429F-4E77-B080-6F5C07DC568D
Trajetória de egressa da UEA: advogada com deficiência visual defende sustentação oral e conquista reforma de sentença
9BC67229-8A15-46E9-B558-765C0350AFA1
Condenada por assassinar amiga, Isabele Guimarães é vista em camarote na Festa de Barretos
Após ser confundido com foragido, homem inocente passa quase dois meses preso
Após ser confundido com foragido, homem inocente passa quase dois meses preso
Justiça decreta prisão de policial que atirou no pé de motoboy que não subiu para entregar pedido em prédio
Justiça decreta prisão de policial que atirou no pé de motoboy que não subiu em apartamento para entregar pedido
x(121)
Presidente Roberto Cidade reforça importância de políticas públicas de combate ao su1cídi0 e atenção à saúde mental no Setembro Amarelo
539BEBC3-7307-4E68-8B2D-FC3CDD8C1C38
Empresário gaúcho assina testamento e deixa toda herança para Neymar
50A1C5A1-12E9-424A-ABF5-CD44BA2BE830
"Chá revelação de pobre": Felca vira réu por falas em vídeo
x(110)
Advogado condenado por tentativa de fem1nicídi0 é alvo de novas denúncias de mulheres em Manaus; OAB se manifesta
Verified by MonsterInsights