Na manhã deste sábado (16), a Justiça paulista decidiu que o influenciador digital Hytalo Santos e o marido dele, Israel Natã Vicente, continuarão presos preventivamente. A decisão foi tomada em audiência de custódia realizada de forma online, que avaliou a legalidade do procedimento policial.
O casal foi detido na sexta-feira (15), em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Segundo a Polícia Civil, eles estariam se preparando para fugir do país após chegarem de carro da Paraíba. Ambos são investigados por exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho infantil artístico irregular.
As suspeitas contra os dois vinham sendo apuradas pelo Ministério Público da Paraíba desde o ano passado. De acordo com as investigações, crianças e adolescentes eram expostos em vídeos que serviam também como vitrine para rifas e sorteios virtuais.
O caso ganhou notoriedade após o youtuber Felca publicar um vídeo sobre a adultização de menores em conteúdos semelhantes, incluindo os de Hytalo. A publicação já ultrapassa 43 milhões de visualizações e ampliou o debate sobre exploração em plataformas digitais.
Hytalo e Israel permanecem custodiados em São Paulo, à disposição da Secretaria de Administração Penitenciária. Eles estão proibidos de ter contato com os adolescentes citados na investigação e de lucrar com conteúdos publicados na internet.