O juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, titular da 10ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), decretou nesta terça-feira (17 de junho) a prisão da influencer Rosa Iberê Tavares Dantas. A decisão, proferida durante audiência de instrução e julgamento, incluiu a determinação de que a Polícia Federal e a Interpol (via National Central Bureau) sejam comunicadas para incluir o nome da ré na lista internacional de procurados/foragidos. Além disso, o magistrado ordenou o bloqueio de R$ 300 mil da conta bancária da influencer, valor referente a uma multa pecuniária anteriormente imposta.
Rosa Iberê é acusada de homicídio culposo pela morte do personal trainer Talis Roque da Silva, de 31 anos, em um acidente de trânsito ocorrido em agosto de 2023. A prisão foi decretada com base no artigo 312 do Código de Processo Penal, devido ao descumprimento, por mais de 30 dias, das medidas cautelares anteriormente aplicadas à influencer.
Durante a audiência, para a qual a ré deveria ter comparecido presencialmente, estiveram presentes a promotora de Justiça Kyara Trindade Barbosa, o advogado de defesa da influencer, João Evangelista Generoso de Araújo, o assistente da acusação, advogado David Cunha Novoa, e uma testemunha.
De acordo com a decisão judicial, a blogueira Rosa Iberê permanece no exterior, sem endereço fixo, e vem “de forma deliberada, descumprindo, desde 29/01/2025, as medidas menos gravosas outrora impostas”. Informações anteriores da Polícia Federal indicavam que ela havia deixado o Brasil em 20 de maio de 2024, sem data de retorno, com destino a Paris. Na audiência desta terça-feira, a influencer se apresentou por videoconferência, afirmando morar na Espanha. “Ademais, o comportamento da ré, que permanece no exterior e sem qualquer colaboração com o Juízo, reforça o fundado receio de que sua liberdade comprometa a persecução penal em curso”, destaca a decisão interlocutória.
A continuação da audiência de instrução e julgamento está agendada para 19 de agosto de 2025, às 10h30.
Em 10 de junho de 2025, o juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues já havia indeferido o pedido da defesa para que a audiência ocorresse por videoconferência, exigindo o comparecimento presencial da ré. Na mesma decisão, o magistrado havia negado a suspensão dos cartões de crédito e contas bancárias da influencer, e determinado multa em caso de descumprimento. Menos de dois meses antes, em 28 de abril, o juízo da 10ª Vara Criminal já havia negado o pedido de absolvição sumária de Rosa Iberê, mantendo as medidas cautelares, incluindo a entrega do passaporte em cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
O caso que levou à morte do personal trainer Talis Roque da Silva ocorreu em 31 de agosto de 2023, na Rua Pará, no Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus. Segundo denúncia do Ministério Público, o veículo Volkswagen Taos, dirigido por Rosa Iberê Tavares Dantas, atingiu a motocicleta de Talis, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.