sábado, 22 de novembro de 2025

Rodrigo Sá lidera diálogo com mototaxistas e PL polêmico é retirado de tramitação para ajustes

O vereador Rodrigo Sá (Progressistas), ex-diretor-presidente do Detran-AM e membro da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM), liderou nesta terça-feira (10), uma reunião com cerca de 500 mototaxistas que realizaram uma acalorada manifestação em frente à sede do legislativo contra o Projeto de Lei 339/2025, que tramita na Casa.

A proposta impõe regras às empresas de transporte por aplicativo e pode, segundo a classe, colocar 50 mil empregos em risco.

A reunião contou com a presença de outros vereadores e resultou em duas importantes deliberações. A primeira foi o compromisso de retirar o PL de tramitação, e a segunda e mais relevante, foi o compromisso da própria Casa Legislativa, assumido pelo vereador Rodrigo Sá, de capitanear a construção de uma proposta viável e justa para a categoria.

“Assumo esse compromisso como alguém que milita na área de trânsito há mais de oito anos. Vamos conduzir esse diálogo com a Câmara, os demais vereadores e, principalmente, com a participação ativa da categoria, buscando um entendimento que ofereça segurança jurídica aos trabalhadores”, afirmou.

Durante o encontro, o parlamentar reforçou ainda a importância de diferenciar a atuação dos mototaxistas da dos motociclistas que atuam por meio de aplicativos. Ele destacou que, apesar da ausência de regulamentação nacional específica para o transporte de passageiros por motocicleta via aplicativo, é possível construir uma legislação local que respeite essas diferenças e atenda à realidade do setor.

“Qualquer tipo de regulamentação de uma categoria requer a observância de regras, e vamos avançar para construir isso da melhor forma possível, sobretudo com o objetivo de garantir a segurança viária e a segurança no transporte dessas pessoas”, destacou Rodrigo Sá.

Uma nova reunião com os representantes dos mototaxistas está agendada para a próxima semana. A expectativa é que, com diálogo e participação ativa da categoria, seja possível construir uma proposta de lei equilibrada, moderna e eficaz, respeitando os limites legais da legislação nacional e, se necessário, propondo alterações na Lei Orgânica do Município.

*Com informações da assessoria

Compartilhar:

PUBLICIDADE

Ex-candidato a vereador tem prisão convertida por esfaquear a esposa depois de 'perder a cabeça' com ciúmes
Ex-candidato a vereador tem prisão convertida por esfaquear a esposa depois de 'perder a cabeça' com ciúmes
Presidente Roberto Cidade apresenta PL que amplia a rede de proteção e saúde animal
Presidente Roberto Cidade apresenta PL que amplia a rede de proteção e saúde animal
delegado
Delegado prend3 médico enquanto era atendido em consulta e alega exercício ilegal da profissão
humorista
Justiça aplica multa de R$ 18 mil em caso envolvendo humorista e pegadinha com cr1ança
jovem
Justiça Federal condena União a indenizar família de jovem mort0 em operação policial 
Ex-militar é denunciado pelo MP após ser filmado agredindo garoto autista de 14 anos em Manaus
Ex-militar é denunciado pelo MP após ser filmado agredindo garoto autista de 14 anos em Manaus
x(71)
'Dama do Tráfico' deixa presídio e passa a cumprir prisão domiciliar monitorada em Manaus
x(69)
Presidente Roberto Cidade reforça importância da conscientização e educação para combater o racismo
x(49)
Presidente Roberto Cidade outorga a ‘Medalha de Mérito Hamilton Cidade’ para 93 servidores aposentados do Legislativo Estadual
x(46)
STJ marca julgamento que pode soltar mãe, irmão, coach e gerente do Caso Djidja
Verified by MonsterInsights