quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Rodrigo Sá lidera diálogo com mototaxistas e PL polêmico é retirado de tramitação para ajustes

O vereador Rodrigo Sá (Progressistas), ex-diretor-presidente do Detran-AM e membro da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM), liderou nesta terça-feira (10), uma reunião com cerca de 500 mototaxistas que realizaram uma acalorada manifestação em frente à sede do legislativo contra o Projeto de Lei 339/2025, que tramita na Casa.

A proposta impõe regras às empresas de transporte por aplicativo e pode, segundo a classe, colocar 50 mil empregos em risco.

A reunião contou com a presença de outros vereadores e resultou em duas importantes deliberações. A primeira foi o compromisso de retirar o PL de tramitação, e a segunda e mais relevante, foi o compromisso da própria Casa Legislativa, assumido pelo vereador Rodrigo Sá, de capitanear a construção de uma proposta viável e justa para a categoria.

“Assumo esse compromisso como alguém que milita na área de trânsito há mais de oito anos. Vamos conduzir esse diálogo com a Câmara, os demais vereadores e, principalmente, com a participação ativa da categoria, buscando um entendimento que ofereça segurança jurídica aos trabalhadores”, afirmou.

Durante o encontro, o parlamentar reforçou ainda a importância de diferenciar a atuação dos mototaxistas da dos motociclistas que atuam por meio de aplicativos. Ele destacou que, apesar da ausência de regulamentação nacional específica para o transporte de passageiros por motocicleta via aplicativo, é possível construir uma legislação local que respeite essas diferenças e atenda à realidade do setor.

“Qualquer tipo de regulamentação de uma categoria requer a observância de regras, e vamos avançar para construir isso da melhor forma possível, sobretudo com o objetivo de garantir a segurança viária e a segurança no transporte dessas pessoas”, destacou Rodrigo Sá.

Uma nova reunião com os representantes dos mototaxistas está agendada para a próxima semana. A expectativa é que, com diálogo e participação ativa da categoria, seja possível construir uma proposta de lei equilibrada, moderna e eficaz, respeitando os limites legais da legislação nacional e, se necessário, propondo alterações na Lei Orgânica do Município.

*Com informações da assessoria

Compartilhar:

PUBLICIDADE

'Agente do FBI, juíza militar e guardiã da democracia mundial': mulher com currículo mirabolante é presa com OAB falsa
'Agente do FBI, juíza militar e guardiã da democracia mundial': mulher com currículo mirabolante é presa com OAB falsa
DE95EFFD-11A3-447D-8DC3-DA2B17AB7790
Morre aos 88 anos Frank Caprio, juiz americano conhecido como “o mais gentil do mundo”
x(16)
Prêmio Congresso em Foco - Capitão Alberto Neto é eleito melhor deputado federal do AM
x(14)
Fim do julgamento: Justiça determina internação de jovens responsáveis pela m0rte de Fernando Vilaça por hom0fobia
Idoso de 70 anos é preso após assumir pensão do neto no lugar do filho
Idoso de 70 anos é preso após assumir pensão do neto no lugar do filho
E1CEEF35-D5EA-4284-8268-4594B305B202
PL de Roberto Cidade, que protege crianças nas redes sociais, é aprovado por unanimidade na Aleam e coloca Amazonas na vanguarda nacional
01D92C8B-B143-4999-9298-7F4AF088CBD7
Humorista Tirullipa é denunciado por importunação sexual na “Farofa da Gkay”
x(3)
Após prisão de 'Juninho', condenado por latr0cíni0, fila de visitas íntimas aumenta em presídio
508EA547-C4C9-47EB-B561-6DA60F685DAC
Produção audiovisual amazônica pode ganhar novo fôlego com PL de autoria do presidente Roberto Cidade
4DFB8CDC-28D6-4F86-BBC5-1170F0EB7A51
Técnico de enfermagem é condenado a 44 anos por estuprar pacientes sedados na UPA
Verified by MonsterInsights