quarta-feira, 23 de julho de 2025

Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas

Com o objetivo de fortalecer a economia e gerar oportunidades fora da capital, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 95/2025, que estabelece diretrizes para a criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Estado, visando a um desenvolvimento regional sustentável.

“Precisamos criar e fortalecer os meios para que o empreendedorismo seja uma realidade no Amazonas”, afirmou o deputado Roberto Cidade.

Ele destacou que, enquanto na capital a prática já é mais estabelecida, o interior demanda um foco maior. “Acredito que, se dispusermos dos meios adequados, muito em breve teremos o empreendedorismo fortalecido e, consequentemente, a economia do Estado”, completou.

A proposta, que aguarda sanção governamental, busca interiorizar ações voltadas à inovação tecnológica e ao estímulo ao empreendedorismo, criando uma rede estratégica de apoio à criação de negócios sustentáveis e à qualificação profissional da população local.

Conforme o projeto, os Centros de Inovação deverão incentivar a instalação de hubs tecnológicos em cidades-polo do interior, promover parcerias entre governo, setor privado, universidades e organizações sociais, e fomentar a criação de negócios inovadores e sustentáveis, com foco nas vocações locais, como a biotecnologia, o setor agroflorestal, o turismo e a economia digital.

Além disso, o PL prevê ações de capacitação técnica e empreendedora, incluindo cursos, workshops e treinamentos voltados para jovens e adultos, bem como o acesso a ferramentas tecnológicas, como internet de alta velocidade, espaços de coworking e laboratórios de inovação.

A proposta também contempla o fomento à economia criativa e digital, com iniciativas que incentivem a inclusão social e o fortalecimento das comunidades. Para viabilizar essas ações, o Executivo estadual deverá conduzir estudos de viabilidade para concessão de incentivos fiscais e utilização de financiamento público-privado, com possibilidade de captação de recursos de fundos nacionais e internacionais.

“Precisamos criar e fortalecer os meios para que o empreendedorismo seja uma realidade no Amazonas. Na capital, essa é uma prática mais estabelecida. No entanto, no interior, precisa ser melhor utilizada. Acredito que, se dispusermos dos meios adequados, muito em breve teremos o empreendedorismo fortalecido e, consequentemente, a economia do Estado”, afirmou Cidade.

O projeto sugere a articulação com programas federais de apoio ao empreendedorismo e inovação, como os do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A coordenação e supervisão dos Centros deverão ser atribuídas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Compartilhar:

PUBLICIDADE

x(50)
Lobista suspeito de vender sentenças deixa prisão após aparecer em estado esquelético
WhatsApp Image 2025-07-22 at 15.23
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
x(60)
Indígena denuncia estupr0s em série cometidos por policiais durante prisão no interior do Amazonas
WhatsApp Image 2025-07-21 at 12.58
Presidente do STF fica preso em elevador na sede da OAB em Fortaleza
cm72
CM7 é condenado por matérias 'sensacionalistas' contra Roberto Cidade e deve pagar multa diária
sereia-sexo
'Sereia do S3x0' é absolvida da acusação de m0rt3 do cafetã0: 'Fui ouvida'
WhatsApp Image 2025-07-18 at 13.53
Cultura nipo-brasileira é exaltada em lei de Roberto Cidade que reconhece Jungle Matsuri como evento oficial do Amazonas
WhatsApp Image 2025-07-18 at 13.27
’Bolsonaro acordou com uma tornozeleira no pé e o Brasil com um alerta no peito’, diz Professora Maria do Carmo
bolsonaro-1t-stf
PF cumpre mandados em endereços ligados à Bolsonaro e ex-presidente terá que usar tornozeleira
x(41)
Homem processa ex após ser exposto em 'chá revelação de traição' em vídeo que teve 33 milhões de visualizações
Verified by MonsterInsights