quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Roberto Cidade destaca lei aprovada na Aleam que garante isenção de IPVA para PcDs no Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), chama a atenção para a Lei nº 7.794/25, aprovada na Casa Parlamentar em 2025, que garante isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de propriedade de Pessoas com Deficiência (PcDs) a partir deste ano.

Pai atípico, Roberto Cidade destaca que a legislação, sancionada pelo Executivo Estadual, ajuda diretamente o orçamento das pessoas com deficiência e das famílias atípicas amazonenses.

“Isso é mais que um benefício. É respeito, sensibilidade. É aliviar o peso de quem já enfrenta tantos desafios todos os dias. A gente sabe que uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) exige tempo e exige muitos recursos. Por isso, essa isenção faz diferença de verdade no orçamento das famílias”, declarou o presidente-deputado.

Roberto Cidade relembra que acelerou a análise, nas comissões técnicas e no plenário, da Mensagem Governamental nº 96/2025, que assegurava redução de 50% e isenção do IPVA a partir de 2026, entre outras reduções de tributos.

“Toda isenção ou qualquer redução de imposto alivia o bolso de muito proprietário de veículo em todo o Amazonas. O pacote de medidas econômicas proposto pelo governador está em vigor e ajuda famílias, sobretudo as atípicas. É dessa maneira que se faz política, cuidando das pessoas”, disse o deputado.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Lei nº 7.794/25, sancionada em setembro de 2025, garante isenção limitada a um veículo por beneficiário.

A mudança na lei de isenção para PcDs amplia o escopo de benefícios para pessoas com deficiência. Isso porque, até o ano passado, apenas veículos de propriedade de pessoa responsável por pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, tinham direito à isenção do IPVA.

“Para veículo adaptado para pessoa portadora de deficiência física, no entanto, o benefício era apenas de redução da base de cálculo em 50%. Agora, além dos responsáveis por PcD, também são beneficiadas pela isenção total do IPVA as próprias pessoas com deficiência, mesmo que não estejam aptas a dirigir”, informa a Sefaz.

A Sefaz informa que, para solicitar a isenção, o interessado pode acessar o site da Secretaria, pelo link https://www.sefaz.am.gov.br/portfolio-servicos/pessoa-fisica, buscar por IPVA e Veículos e procurar o benefício ao qual se enquadra (PcD ou responsável por PcD).

Compartilhar:

PUBLICIDADE

D353F538-F208-4879-83A7-CD979012FFB6
Em primeira sessão plenária de 2026, Roberto Cidade faz balanço da gestão e traça metas para ano legislativo
esposa2
Esposa do cantor sertanejo Henrique é solta nos EUA após aceitar condições da Justiça em audiência
piloto3
Defesa de jovem que deixou menino de 16 anos em c0ma disse que acusado só foi pr3s0 por ser 'branco, de classe média'
app
Vídeo: Motorista de app é agr3did0 após expulsar casal que decidiu fazer 0ral dentro do carro
oruam
Oruam está foragido, com tornozeleira eletrônica desligada há dias, e 66 violações
Caso Orelha: PC conclui inquérito com indiciamento de adultos e culpabilidade de menores
Caso Orelha: PC conclui inquérito com indiciamento de adultos e pedido de internação a adolescente
x(80)
Detenta presa por engano é est*pr4d4 quatro vezes por investigador dentro de delegacia
Homens que transmitiam HIV para menores em Manaus são condenados a mais de 12 anos de prisão
Homens que transmitiam HIV para menores em Manaus são condenados a mais de 12 anos de prisão
0AAB6CAF-B3FC-44AC-8F87-66D914C7183F
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
facao
Réu é condenad0 a 19 anos de prisã0 ao admitir que mat0u jovem por causa de ventilador e dr0gas: ‘Ficava falando de facçã0’
Verified by MonsterInsights