sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes

A ascensão das redes sociais como ferramenta de trabalho e entretenimento, além dos casos de violação de direitos registrados nos meios virtuais, levou o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a propor legislação específica relacionada à atuação de crianças e adolescentes como influenciadores digitais no Estado.

Transformada na Lei nº 7.763/2025, a medida é pioneira no País e tem como objetivo assegurar o direito à educação, à convivência familiar, ao desenvolvimento saudável e à proteção contra a exploração econômica.

“Não podemos fechar os olhos para uma realidade cada vez mais presente nas famílias brasileiras. A atuação de influenciadores mirins nas redes sociais muitas vezes ultrapassa os limites do entretenimento e se transforma em trabalho. A aprovação dessa lei pioneira é um marco importante na proteção das crianças, uma vez que evita abusos e preserva direitos fundamentais”, afirmou Roberto Cidade.

A lei estabelece diretrizes para a participação de crianças e adolescentes em atividades como influenciadores digitais ou criadores de conteúdo digital com fins comerciais ou promocionais.

Conforme a legislação, essa atuação deverá observar princípios como:

  • Respeito à dignidade, à imagem e à privacidade da criança ou do adolescente;
  • Garantia do direito à educação e à convivência familiar e comunitária;
  • Proibição de conteúdos que exponham o público infantil a situações vexatórias, violentas, sexuais ou que induzam ao consumo de produtos impróprios à sua faixa etária;
  • Vedação de trabalho disfarçado sob forma de “diversão”, quando houver intuito comercial.

Toda participação de criança ou adolescente como influenciador digital com fins comerciais deverá ser previamente autorizada pelos pais ou responsáveis legais.

Quando houver remuneração direta ou indireta, será obrigatória a formalização de contrato com a mediação dos responsáveis. Além disso, a criança ou adolescente deverá estar acompanhado de um responsável legal durante gravações, eventos promocionais e outras atividades.

A lei também proíbe a exploração da imagem da criança ou do adolescente com finalidade exclusivamente lucrativa por parte dos responsáveis, sem que estejam devidamente assegurados os direitos à educação, lazer e saúde.

“A exposição excessiva nas redes, além da pressão por desempenho e sucesso, pode causar prejuízos duradouros à saúde mental e à formação das crianças. Precisamos assegurar que o ambiente digital não se torne um novo espaço de violação de direitos”, finalizou o presidente da Aleam.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

Juiz do Caso Djidja é punido com aposentadoria compulsória por 14 interferências e erros em sentença
Juiz do Caso Djidja é punido com aposentadoria compulsória por 14 interferências e erros em sentença
616A18B2-6F66-4D63-81FE-997AF6C7EB78
Deputado Capitão Alberto Neto denuncia ao TCU possível irregularidade em empréstimo de R$ 20 bilhões para socorrer os Correios
B88B0D1A-92AE-4D97-8FFB-8BB825C8C631
Presidente Roberto Cidade fortalece políticas de sustentabilidade na Aleam com o ‘Programa Lixo Zero’
1,28 m de pura maldade: Chucky da Bahia com nanismo participou de 20 ass4ssinat0s
1,28 m de pura maldade: Chucky da Bahia com nanismo participou de 20 ass4ssinat0s
x(82)
Presidente Roberto Cidade assegura recursos de emendas parlamentares para levar água às famílias de Manicoré
x(79)
Homem que atropelou triatleta sem CNH trafegando na contramão é condenado a 9 anos de prisão
x(75)
Presidente Roberto Cidade anuncia prorrogação das inscrições do concurso da Aleam até 16 de outubro
C6E5A74B-1906-4094-BE4E-7623B131917C
Vizinha presa por envenenamento de irmãos é absolvida pela Justiça no Piauí
Trisal gay recorre à Justiça para ser reconhecido como pais de garotinha que adotaram
Trisal gay recorre à Justiça para ser reconhecido como pais de garotinha que adotaram
B55C29D8-DA97-4060-9F8D-7BCAD61E531D
Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade que prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais
Verified by MonsterInsights