sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Presidente Roberto Cidade propõe criação de Escola de Aquaviários para formar profissionais da navegação no Amazonas

Como forma de fortalecer o principal meio de transporte do interior do Amazonas, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 709/2025, que estabelece diretrizes para a criação da “Escola de Aquaviários do Estado do Amazonas” (EAA). A iniciativa tem como objetivo formar, capacitar e certificar profissionais da navegação fluvial e marítima.

A Escola de Aquaviários terá como finalidade preparar mão de obra especializada para atuar na navegação, manutenção e operação de embarcações, além de oferecer treinamento em segurança e sobrevivência aquática.

“Nossos rios são as nossas estradas e precisamos investir na qualificação das pessoas que vivem nas diversas regiões do nosso Estado. Criando mais oportunidades, conseguiremos reduzir a migração para a capital e, consequentemente, fomentar a economia no interior”, destacou o deputado-presidente.

De acordo com a proposta, a instituição funcionará em regime de parceria técnico-operacional entre o Poder Executivo Estadual e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, obedecendo às competências e normativas vigentes.

A Escola de Aquaviários deverá ofertar cursos de formação para marinheiro de convés e marinheiro de máquinas; capacitação para piloto fluvial, conforme regulamentação da Marinha do Brasil; treinamentos em manutenção básica de motores e embarcações; além de cursos de sobrevivência e procedimentos de emergência em casos de sinistro.

O projeto também prevê incentivo à profissionalização de trabalhadores ribeirinhos, ampliando as oportunidades de emprego formal; e apoio à preservação da cultura e do conhecimento tradicional de navegação, aliados à tecnologia e à segurança modernas. Os cursos seguirão as diretrizes curriculares e requisitos técnicos estabelecidos pela Marinha do Brasil.

A formação abrirá oportunidades de atuação em diferentes segmentos, como tripulações de embarcações de linha regular (lanchas e recreios), balsas e ferry boats, apoio logístico e transporte de cargas em rotas intermunicipais, turismo fluvial (cruzeiros regionais, hotéis-flutuantes, pesca esportiva), serviços públicos essenciais (transporte escolar fluvial, saúde ribeirinha), além de oficinas e estaleiros para manutenção de cascos e motores diesel de pequena e média potência.

A jurisdição da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental cobre cerca de 20 mil quilômetros de vias navegáveis, malha que conecta sedes municipais, comunidades ribeirinhas e polos de serviços, representando uma rede vital para a integração e o desenvolvimento do Amazonas.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

Juiz do Caso Djidja é punido com aposentadoria compulsória por 14 interferências e erros em sentença
Juiz do Caso Djidja é punido com aposentadoria compulsória por 14 interferências e erros em sentença
616A18B2-6F66-4D63-81FE-997AF6C7EB78
Deputado Capitão Alberto Neto denuncia ao TCU possível irregularidade em empréstimo de R$ 20 bilhões para socorrer os Correios
B88B0D1A-92AE-4D97-8FFB-8BB825C8C631
Presidente Roberto Cidade fortalece políticas de sustentabilidade na Aleam com o ‘Programa Lixo Zero’
1,28 m de pura maldade: Chucky da Bahia com nanismo participou de 20 ass4ssinat0s
1,28 m de pura maldade: Chucky da Bahia com nanismo participou de 20 ass4ssinat0s
x(82)
Presidente Roberto Cidade assegura recursos de emendas parlamentares para levar água às famílias de Manicoré
x(79)
Homem que atropelou triatleta sem CNH trafegando na contramão é condenado a 9 anos de prisão
x(75)
Presidente Roberto Cidade anuncia prorrogação das inscrições do concurso da Aleam até 16 de outubro
C6E5A74B-1906-4094-BE4E-7623B131917C
Vizinha presa por envenenamento de irmãos é absolvida pela Justiça no Piauí
Trisal gay recorre à Justiça para ser reconhecido como pais de garotinha que adotaram
Trisal gay recorre à Justiça para ser reconhecido como pais de garotinha que adotaram
B55C29D8-DA97-4060-9F8D-7BCAD61E531D
Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade que prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais
Verified by MonsterInsights