A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu, na manhã desta terça-feira (27), o foragido Alesson Pessoa Mota, condenado a 37 anos de prisão como mandante do homicídio de sua ex-noiva, a técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro. A prisão ocorreu no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, pelas equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Alesson foi julgado e condenado em julho deste ano no Fórum Henoch Reis. No mesmo processo, Francisco de Almeida, apontado como autor material do crime, foi sentenciado a 33 anos, nove meses e 19 dias de prisão. Francisco não compareceu ao julgamento e segue foragido.
O crime foi cometido em duas etapas. No primeiro ataque, em 7 de junho de 2012, Francisco disparou contra Viviane na avenida Timbira, bairro Cidade Nova, Zona Norte, sob ordens de Alesson. A vítima sobreviveu após passar por um hospital. Cerca de um ano depois, em 23 de maio de 2013, ela foi novamente alvejada no mesmo local e não resistiu.
Após a condenação, foram emitidos mandados de prisão preventiva contra os dois condenados. Alesson foi localizado pela PMAM e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Ponta Negra.