A influenciadora Sara Gabriela Ratunde Santos, de 25 anos, foi solta neste sábado (5) após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela estava presa desde o último domingo (30), quando atropelou três pessoas — entre elas, duas crianças — ao invadir um parquinho com o carro no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Segundo a polícia, Sara estava dirigindo sem carteira de habilitação e sob efeito de maconha, quando perdeu o controle do carro, subiu na calçada e atingiu uma praça onde estavam as vítimas. Antes disso, ela ainda bateu em uma moto. O motociclista não se feriu.
As vítimas foram uma mulher de 20 anos e duas crianças, de 5 e 2 anos. A criança mais velha precisou ser levada para o hospital com um ferimento no pé. As outras duas pessoas receberam atendimento no local e foram liberadas.
A Justiça do Espírito Santo chegou a estipular uma fiança de R$ 60 mil para que Sara pudesse responder em liberdade, mas o valor não foi pago e ela permaneceu presa. A situação mudou após o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, conceder um habeas corpus permitindo a soltura da influenciadora sem necessidade de pagar a fiança.
Na decisão, o ministro afirmou: “Concedo a ordem de ofício para revogar a prisão preventiva imposta à paciente, se por outro motivo não estiver presa.”
A defesa de Sara comemorou a decisão. “A liberdade é a regra, não a exceção, no Estado Democrático de Direito”, declarou o advogado Matheus Segantine em nota enviada à imprensa.