Diretamente da carceragem para o plenário. Foi assim que o vereador Márcio Gonçalves (MDB), atendido pela alcunha de “Márcio dos Alexandre”, retomou suas atividades legislativas na Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul, região central do Paraná, na sessão ordinária desta segunda-feira (22). Ostentando uma tornozeleira eletrônica, o parlamentar participou normalmente dos debates, apenas dois dias após ser preso em flagrante pela segunda vez neste ano. Ele ainda pagou fiança de R$ 16 mil.
O histórico recente de detenções do político começou em fevereiro, quando foi capturado sob a acusação de invadir a residência da ex-esposa, proferir ofensas e fazer ameaças. Na ocasião, passou a responder ao processo em liberdade.
Na noite do último sábado (20), os policiais foram novamente acionados. Desta vez, Márcio foi flagrado ao colidir propositalmente contra o automóvel da ex-companheira, que transportava o filho de apenas 7 anos, e ainda arrastar o veículo da vítima por alguns metros pela via. Uma câmera de segurança registrou a distância o áudio do impacto e o ruído do motor acelerando de forma intimidadora.
Apesar das evidências, a defesa do vereador sustenta sua inocência. O advogado Vinícius Sterza emitiu nota afirmando que “existem elementos probatórios relevantes e contundentes que já foram devidamente apresentados nos autos” e que confia que “ficará plenamente demonstrada a inocência do Sr. Márcio Gonçalves”.
A nova liberdade provisória, contudo, veio atrelada a uma série de restrições judiciais: monitoramento eletrônico constante, proibição de frequentar estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e recolhimento domiciliar obrigatório das 20h às 6h.
Durante a sessão que marcou seu retorno, Márcio dos Alexandre limitou-se a discutir um projeto da ordem do dia, sem tecer qualquer comentário público sobre as graves acusações ou a tornozeleira que agora carrega no tornozelo.
A Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul, por sua vez, optou por não comentar diretamente a presença do vereador no plenário.