O brasileiro Ailton Desouza, que vive nos Estados Unidos há mais de duas décadas, foi detido por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) na quinta-feira (19), no estado de Maryland. A abordagem ocorreu enquanto ele dirigia um veículo da empresa onde trabalha.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da prisão. Algemado dentro de uma viatura, o paranaense questiona os agentes e pede autorização para retornar ao Brasil. “Compro a passagem hoje ou amanhã”, diz, ao afirmar que tinha dinheiro no carro.
Ailton mora no país com a esposa e dois filhos nascidos nos EUA e trabalha na empresa Mattison Sunrooms. O empregador informou que contratou um advogado para tentar a liberação do funcionário, que permanece em um centro de detenção para imigrantes em Baltimore, enquanto aguarda definição sobre a situação migratória.
Procurado, o ICE ainda não detalhou as circunstâncias da prisão. O caso ocorre em meio ao aumento das detenções de imigrantes sob políticas migratórias mais rígidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump.