sábado, 22 de novembro de 2025

Justiça condenado homem a 13 anos de prisão por matar rival a facadas no interior do Amazonas

Em Itamarati, município distante 985 quilômetros de Manaus, o réu Edson Souza da Costa foi condenado a 13 anos de prisão pelo homicídio de Jorge Henrique Silva da Silva, ocorrido em fevereiro de 2023.

O processo começou com dois réus, porém, Fernando da Silva e Silva foi sumariamente absolvido na primeira fase do processo, quando da decisão de pronúncia.

De acordo com a sentença condenatória anexada ao processo n.º 0600091-09.2023.8.04.4800, na noite de 19 de fevereiro de 2023, na rua Beira Mar, área central do município, o réu, armado com uma faca (tipo peixeira) atacou a vítima à traição, pelas costas.

Conforme os autos, ainda na fase de inquérito, o réu admitiu a autoria do homicídio, relatando que a motivação do crime seria por vingança, visto que a vítima havia anteriormente agredido seu padrasto e também o próprio réu.

O Ministério Público sustentou a tese de consumação de homicídio qualificado – praticado por motivo fútil e à traição. A defesa, por sua vez, pediu a aplicação do homicídio privilegiado (praticado por relevante valor social/moral), pugnando, ainda, que fosse considerada a atenuante da confissão por parte do réu.

Após a instrução em plenário e a realização dos debates entre Ministério Público e Defesa, foi procedida a votação pelos jurados que decidiram pela condenação do réu nos termos da denúncia oferecida pelo Ministério Público.

Com a condenação, o magistrado aplicou uma pena de 13 anos de prisão para ser cumprida em regime fechado. Edson Souza da Costa está preso desde a época do crime e, diante da condenação, o juiz manteve a prisão para o imediato cumprimento da pena, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A sessão de julgamento em Plenário foi presidida pelo juiz de direito David Nicollas Vieira Lins. O Ministério Público do Estado do Amazonas destacou o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon para atuar na acusação. O réu teve em sua defesa a defensora pública Karina Maria da Silva.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

Ex-candidato a vereador tem prisão convertida por esfaquear a esposa depois de 'perder a cabeça' com ciúmes
Ex-candidato a vereador tem prisão convertida por esfaquear a esposa depois de 'perder a cabeça' com ciúmes
Presidente Roberto Cidade apresenta PL que amplia a rede de proteção e saúde animal
Presidente Roberto Cidade apresenta PL que amplia a rede de proteção e saúde animal
delegado
Delegado prend3 médico enquanto era atendido em consulta e alega exercício ilegal da profissão
humorista
Justiça aplica multa de R$ 18 mil em caso envolvendo humorista e pegadinha com cr1ança
jovem
Justiça Federal condena União a indenizar família de jovem mort0 em operação policial 
Ex-militar é denunciado pelo MP após ser filmado agredindo garoto autista de 14 anos em Manaus
Ex-militar é denunciado pelo MP após ser filmado agredindo garoto autista de 14 anos em Manaus
x(71)
'Dama do Tráfico' deixa presídio e passa a cumprir prisão domiciliar monitorada em Manaus
x(69)
Presidente Roberto Cidade reforça importância da conscientização e educação para combater o racismo
x(49)
Presidente Roberto Cidade outorga a ‘Medalha de Mérito Hamilton Cidade’ para 93 servidores aposentados do Legislativo Estadual
x(46)
STJ marca julgamento que pode soltar mãe, irmão, coach e gerente do Caso Djidja
Verified by MonsterInsights