A rede de fast food Burger King está sendo alvo de críticas após anunciar uma promoção exclusiva para os advogados membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e deixar vários estados de fora, incluindo o Amazonas.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais da BK, na quarta-feira (8), a franquia faz referência a uma acusação de plágio feita por outra rede (não citada nas imagens). Conforme a publicação, o objetivo é provar que o sanduíche BK Taste não é uma cópia.
“Apresente sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em um restaurante Burger King com BK Drive participante e ganhe um BK Taste 1.0, limitado a 1 (um) produto resgatado por CPF. A ação estará disponível apenas nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2025”.
A questão que gerou indignação é que na lista disponibilizada na publicação, nenhuma franquia amazonense está dentro da promoção, mesmo o vídeo dizendo que é ‘para todos os advogados do Brasil’. Nos comentários, há advogados reclamando da propaganda falsa.
O artigo 67 do Código de Defesa do Consumidor diz que quem comete o crime de propaganda enganosa pode ser penalizado com detenção de 3 meses a 1 ano e ainda ser obrigado ao pagamento de multa.
Confira a lista das franquias