quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Lei de Roberto Cidade cria marco legal para estimular empreendedorismo digital entre jovens amazonenses

O Amazonas, a partir da atuação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), conta desde julho do ano passado com um novo marco legal voltado à inclusão produtiva da juventude por meio da tecnologia. Trata-se da Lei Ordinária nº 7.715, de 17 de julho de 2025, que institui diretrizes de incentivo ao empreendedorismo jovem no mercado digital, com prioridade para jovens amazonenses em situação de vulnerabilidade social.

A legislação tem como foco a promoção de oportunidades econômicas e profissionais para jovens de 18 a 29 anos, especialmente aqueles de baixa renda, estimulando a capacitação tecnológica, a inovação e o acesso a novas formas de geração de renda no ambiente digital. Entre os eixos contemplados estão áreas como comércio eletrônico (e-commerce), desenvolvimento de aplicativos, marketing digital e outros segmentos da economia digital.

“Estamos adotando uma política pública responsável e estratégica, voltada à formação dos nossos jovens e à ampliação de horizontes para o seu desenvolvimento pessoal e econômico. Ao criar novas oportunidades no ambiente digital, garantimos protagonismo, qualificação e acesso a nichos de mercado capazes de gerar renda, reduzir desigualdades e impulsionar o crescimento sustentável do Amazonas”, destacou o presidente da Aleam.

A lei estabelece diretrizes para a criação e o fortalecimento de incubadoras e aceleradoras de negócios digitais, a oferta gratuita de cursos de formação em tecnologia, gestão e inovação, além da disponibilização de linhas de crédito com condições diferenciadas para jovens empreendedores. Também incentiva parcerias entre o poder público, a iniciativa privada, universidades e organizações da sociedade civil.

Outro ponto relevante da lei é a previsão de uma plataforma digital estadual, que funcionará como vitrine para a divulgação e comercialização de produtos e serviços desenvolvidos pelos jovens participantes, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema digital e da economia local.

“O empreendedorismo digital é uma ferramenta concreta de transformação social. Nosso compromisso é garantir que a juventude do Amazonas tenha acesso ao conhecimento, à infraestrutura e às oportunidades necessárias para prosperar nesse novo cenário econômico”, afirmou.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

oruam
Oruam está foragido, com tornozeleira eletrônica desligada há dias, e 66 violações
Caso Orelha: PC conclui inquérito com indiciamento de adultos e culpabilidade de menores
Caso Orelha: PC conclui inquérito com indiciamento de adultos e pedido de internação a adolescente
x(80)
Detenta presa por engano é est*pr4d4 quatro vezes por investigador dentro de delegacia
Homens que transmitiam HIV para menores em Manaus são condenados a mais de 12 anos de prisão
Homens que transmitiam HIV para menores em Manaus são condenados a mais de 12 anos de prisão
0AAB6CAF-B3FC-44AC-8F87-66D914C7183F
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
facao
Réu é condenad0 a 19 anos de prisã0 ao admitir que mat0u jovem por causa de ventilador e dr0gas: ‘Ficava falando de facçã0’
belforroxo
'Acabou com a nossa família', diz prima de menina de 10 anos m0rta a caminho de aniversário; veja
4C3317C2-8FD8-4C39-BF85-9F9B400B2F14
STJ revoga habeas corpus e decreta prisão de Oruam
amanda
Sem CNH nos EUA, esposa de Henrique, da dupla Henrique & Juliano, foge da polícia e vai pr3sa
Justiça condena Pablo Marçal a indenizar Guilherme Boulos em R$ 100 mil por fake news sobre uso de drogas na eleição de 2024
Justiça condena Pablo Marçal a indenizar Guilherme Boulos em R$ 100 mil por fake news sobre uso de dr0gas na eleição de 2024
Verified by MonsterInsights