quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

PL de autoria do presidente Roberto Cidade prevê estímulos à produção audiovisual no Amazonas

Preocupado com o número reduzido de produções audiovisuais no Amazonas e reconhecendo o potencial dos fazedores de cultura do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou o Projeto de Lei nº 687/2025, que estabelece medidas de incentivo à produção audiovisual no Estado.

A proposta busca garantir estímulos ao setor, considerado estratégico tanto para a valorização da identidade cultural e do patrimônio histórico e natural, quanto para a geração de emprego e renda.

Para o parlamentar, a falta de apoio à região Norte compromete a diversidade cultural do país e impede o Amazonas de narrar suas próprias histórias e valorizar seus povos.

“A ausência de incentivo à produção audiovisual compromete não apenas a diversidade cultural, mas também a capacidade do Amazonas de difundir seus patrimônios. Nosso PL quer ajudar a mudar essa realidade”, destacou Cidade.

O projeto prevê estímulos à produção, difusão e distribuição de obras audiovisuais como filmes, documentários, séries, animações e produções educativas. Entre as medidas, estão apoio financeiro por meio de editais, bolsas e prêmios; redução ou isenção de taxas estaduais; parcerias com instituições nacionais e internacionais; apoio técnico e logístico; linhas de financiamento específicas e incentivo à formação de profissionais por meio de cursos, oficinas e intercâmbios.

As produções contempladas deverão estar relacionadas a temas ligados à cultura, à história, às tradições, à biodiversidade ou aos povos originários do Amazonas, e obrigatoriamente realizadas por produtores, coletivos ou empresas sediadas no Estado.

“O audiovisual é uma poderosa ferramenta de educação, preservação da memória, engajamento social e promoção internacional da imagem da Amazônia. Em tempos de emergência climática, desinformação e ameaças ao bioma, estimular obras que retratem com autenticidade as realidades da região é também uma ação estratégica para o fortalecimento da cidadania, da soberania cultural e da consciência ambiental”, reforçou o presidente da Aleam.

Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) mostram uma profunda concentração dos recursos do setor em poucos estados. Em 2023, o Brasil investiu mais de R$ 2,4 bilhões no audiovisual, mas mais de 30% desse volume ficou em São Paulo, enquanto a região Norte foi praticamente excluída.

Em 2024, entre mais de 39 mil projetos registrados nacionalmente, o Amazonas não teve nenhuma proposta contemplada em editais estratégicos.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

Proposta liderada por Roberto Cidade amplia presença feminina nos espaços de decisão de empresas públicas
Proposta liderada por Roberto Cidade amplia presença feminina nos espaços de decisão de empresas públicas
x(63)
Anitta vence na Justiça e impede que empresa de remédio para verme use seu nome
suzane
Suzane von Richthofen causa tumulto em delegacia ao tentar liberar corpo do tio, encontrado m0rt0 em casa
mae2
‘Ele só tava com uma 12’, tenta amenizar mãe de garoto de 17 anos m0rt0 em confronto com a PM
x(54)
Professor é preso por ab*s4r de alunos em troca de notas maiores
'F#d4-se a ONG': influenciador indígena afronta Funai e Ibama e diz vai derrubar área para criar gado e plantar soja
'F#d4-se a ONG': influenciador indígena afronta Funai e Ibama e diz vai derrubar área para criar gado e plantar soja
BDB35365-2A6F-4F55-8C05-1C8E7ED69003
Projeto de Roberto Cidade cria protocolo integrado para reduzir impactos das cheias e vazantes no Amazonas
pipoqueiro_
'Gordinho', autor de 19 homicíd10s, é pres0 trabalhando como pipoqueiro
Acusado de m4t4r homem a facad4s em academia chora na audiência e tem prisão preventiva decretada
Acusado de m4t4r homem a facad4s em academia chora na audiência e tem prisão preventiva decretada
x(35)
BMW da esposa do ministro do TCU é apreendida pela PF em operação contra o 'Careca do INSS'
Verified by MonsterInsights