Um homem acusado de tentar estuprar o próprio pai, um idoso de 91 anos com deficiência visual e auditiva, foi preso pela Polícia Civil na última sexta-feira (13), em Icoaraci, distrito de Belém. A prisão preventiva foi autorizada pela Vara de Inquéritos Policiais após pedido da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPID).
De acordo com as investigações, a tentativa de violência sexual aconteceu durante a madrugada do dia 22 de julho. Embriagado, o suspeito teria invadido o quarto do pai para forçar relações sexuais, mas a ação foi interrompida pela filha do idoso, que chegou a tempo de impedir o abuso.
O idoso relatou em depoimento que não foi a primeira vez que o filho tentou abusar dele, afirmando que outros episódios semelhantes ocorreram em situações de madrugada e consumo de álcool. As acusações foram reforçadas por familiares, incluindo duas netas e outra filha, que confirmaram o histórico de violência.
Após ser localizado em uma oficina mecânica onde trabalhava como pedreiro, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao sistema prisional. Ele permanece à disposição da Justiça. A operação contou com a participação da DPPID, da Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência (DPPcD) e do GTV/NIP.