O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) causou controvérsia ao sugerir a separação do Brasil em dois países, denominados “Brasil do Norte” e “Brasil do Sul”. A proposta, classificada como separatista pelo entrevistador, foi feita durante o podcast Redcast na última quinta-feira (18).
A declaração surgiu enquanto o parlamentar discutia a desproporcionalidade entre o número de senadores e a população dos estados. “Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, propôs o deputado, ligado à ala bolsonarista.
Ao ser questionado sobre o caráter separatista da ideia, Bilynskyj justificou que países com menor extensão territorial tendem a ser “mais democráticos”. Ele ainda associou a divisão a preferências eleitorais: “Eles [Norte] votam no Lula, nós [Sul] votamos no Bolsonaro, pronto, acabou”.
Apesar da afirmação do deputado, os dados da eleição presidencial de 2022 mostram um erro factual. Na região Norte, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 51,03% dos votos, superando o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve 48,97%.
Paulo Bilynskyj, 38 anos, é delegado licenciado da Polícia Civil de São Paulo e integra a chamada “bancada da bala” na Câmara dos Deputados.