segunda-feira, 29 de setembro de 2025

STF abre inquérito contra Bolsonaro e outros com base em relatório da CPI da Covid

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta quinta-feira (18) a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros nomes citados no relatório final da CPI da Covid, comissão parlamentar presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). O documento, apresentado no final de 2021, recomendava o indiciamento do então presidente Jair Bolsonaro pela prática de nove infrações. Três filhos de Bolsonaro foram acusados da prática de incitação ao crime: o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.

Além deles, o relatório da CPI identificou infrações penais cometidas por duas empresas, a Precisa Medicamentos e a VTCLog, e por outras 74 pessoas. Entre elas, deputados, empresários, jornalistas, médicos, servidores públicos, ministros e ex-ministros de Estado.

A decisão de Flávio Dino atende a um pedido da Polícia Federal, que apontou a necessidade de aprofundar as investigações sobre indícios de crimes contra a administração pública durante a pandemia, como fraudes em licitações, superfaturamentos, desvios de recursos públicos e contratos com empresas de fachada para prestação de serviços fictícios.

Na época, a CPI da Covid se tornou um dos momentos mais relevantes da atuação parlamentar no país, revelando irregularidades graves na condução da crise sanitária. À frente da comissão, Omar Aziz conduziu as investigações que resultaram em um relatório robusto com dezenas de indiciamentos e recomendações de responsabilização.

No despacho, Dino determinou prazo inicial de 60 dias para as apurações e fixou nível 3 de sigilo, em observância ao Código de Processo Penal. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também será cientificada do processo, que prevê a oitiva dos envolvidos e diligências complementares.

Para Omar, a abertura de inquérito reforça a importância do trabalho realizado pela CPI. “Nosso compromisso sempre foi com a verdade e com a justiça. Agora, as instituições estão cumprindo seu papel de investigar e responsabilizar quem abusou da confiança da população em um momento tão difícil para o país”, afirmou o senador.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

x(410)
PL de autoria do presidente Roberto Cidade prevê estímulos à produção audiovisual no Amazonas
4EA1166B-CC44-4EB8-8B5C-5F33C6870E64
Advogado João Neto condenado por agressão anuncia noivado com ex-mulher que o denunciou
x(396)
Professor de Direito é preso após após denúncias de abus0 feitas por alunas e ex-companheiras
x(395)
Maior estelionatária do Brasil é solta após três décadas presa: 'aplicava golpes desde criança'
Juiz define data para audiência de engenheiro que m4tou mototaxista na contramão em Manaus
Juiz define data para audiência de engenheiro que m4tou mototaxista na contramão em Manaus
Lili cantou: STJ revoga prisão preventiva de Oruam acusado de associação ao tráfic0 e ligação com o CV
Lili cantou: STJ revoga prisão preventiva de Oruam acusado de associação ao tráfic0
x(374)
Prisão preventiva é decretada para condutor que atropelou e matou idosa de 73 anos em Manaus
5413185E-7DB1-44B6-AF7B-C5E643D43BE5
Humorista do “A praça é nossa” é condenado a mais de 18 por estuprar a filha
Justiça decreta prisão de padrasto que espancou enteada de 3 anos e causou traumatismo craniano
Justiça decreta prisão de padrasto que espancou enteada de 3 anos e causou traumatismo craniano
x(367)
Lei de autoria de Roberto Cidade assegura retirada de encomendas em centros de distribuição quando entrega domiciliar falhar
Verified by MonsterInsights