terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Presidente Roberto Cidade conduz aprovação de pacote econômico que prevê a regularização de débitos com descontos de até 95%

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comandou nesta quarta-feira, 17/9, a votação que aprovou a revisão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025). A medida vai permitir a regularização de débitos com descontos entre 60% e 95%, tanto para pagamentos à vista quanto parcelados, conforme o tributo e o número de parcelas.

“A redução da carga de impostos no Estado é importante para a população, uma vez que vai permitir ao cidadão que fique adimplente, com os impostos em dia. A mensagem governamental chegou, nós demos agilidade e hoje, a totalidade dos deputados optou pela aprovação do pacote de medidas econômicas. O Refis 2025 vai oferecer descontos em multas e juros de até 95% em débitos com impostos estaduais”, destacou o deputado-presidente.

O programa contempla dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e de contribuições para o Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O prazo de adesão ao Refis 2025 vai até 31 de março de 2026, com entrada mínima de 10% do débito atualizado. No caso de inadimplência superior a 90 dias ou falta de pagamento de tributos correntes, o benefício será cancelado.

IPVA 2026

O texto que prevê a redução de 50% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a partir de 1º de janeiro de 2026, deve ser votado na próxima semana, após estudos mais detalhados de parlamentares e das comissões técnicas, conforme anunciou o presidente Cidade.

Atualmente, o Amazonas possui cerca de 775 mil veículos registrados, incluindo motocicletas. Desse total, 244 mil já são contemplados pelo programa IPVA Social. Com a nova medida aprovada pelo Legislativo Estadual, outros 531 mil proprietários de veículos passarão a pagar menos imposto a partir de 2026.

Compartilhar:

PUBLICIDADE

Proposta liderada por Roberto Cidade amplia presença feminina nos espaços de decisão de empresas públicas
Proposta liderada por Roberto Cidade amplia presença feminina nos espaços de decisão de empresas públicas
x(63)
Anitta vence na Justiça e impede que empresa de remédio para verme use seu nome
suzane
Suzane von Richthofen causa tumulto em delegacia ao tentar liberar corpo do tio, encontrado m0rt0 em casa
mae2
‘Ele só tava com uma 12’, tenta amenizar mãe de garoto de 17 anos m0rt0 em confronto com a PM
x(54)
Professor é preso por ab*s4r de alunos em troca de notas maiores
'F#d4-se a ONG': influenciador indígena afronta Funai e Ibama e diz vai derrubar área para criar gado e plantar soja
'F#d4-se a ONG': influenciador indígena afronta Funai e Ibama e diz vai derrubar área para criar gado e plantar soja
BDB35365-2A6F-4F55-8C05-1C8E7ED69003
Projeto de Roberto Cidade cria protocolo integrado para reduzir impactos das cheias e vazantes no Amazonas
pipoqueiro_
'Gordinho', autor de 19 homicíd10s, é pres0 trabalhando como pipoqueiro
Acusado de m4t4r homem a facad4s em academia chora na audiência e tem prisão preventiva decretada
Acusado de m4t4r homem a facad4s em academia chora na audiência e tem prisão preventiva decretada
x(35)
BMW da esposa do ministro do TCU é apreendida pela PF em operação contra o 'Careca do INSS'
Verified by MonsterInsights