O influenciador digital Maumau ZK, nome artístico de Mauricio Martins Junior, causou polêmica nas redes sociais ao publicar um vídeo de dentro de uma cela, horas após ser preso por posse ilegal de arma de fogo. O registro, feito no sábado (9) e rapidamente viralizado, mostra o influenciador se declarando inocente e otimista sobre sua soltura.
Maumau foi preso na sexta-feira (8) durante uma operação da Polícia Civil em Arujá, na Grande São Paulo. No vídeo, o influenciador aparece atrás das grades, anunciando que faria uma oração com os “amigos de cela” e que todos seriam liberados. “Estou indo embora. Vou aqui tomar a minha duchinha e esperar o alvará [de soltura], porque um homem de Deus não vai ficar preso. Não sou ladrão, não sou bandido. O Maumau é do povo, é do Brasil”, afirmou.
A audiência de custódia, realizada em Guarulhos, concedeu liberdade provisória ao influenciador. No domingo (10), já em casa, Maumau publicou um novo vídeo para explicar a situação. Ele alegou ter recebido uma arma de presente de aniversário no ano passado, após gravar um vídeo em um stand de tiro com um colega do YouTube, e que a posse da arma foi a causa de sua prisão em flagrante.