Um brasileiro de 34 anos, identificado como Fernando Antonio Vieira-Martins, foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) na cidade de Milford, Massachusetts. Ele foi condenado no Brasil em 2022 pelo assassinato do próprio pai, ocorrido em Minas Gerais.
De acordo com informações divulgadas pelo ICE na última quinta-feira (8), Fernando foi considerado culpado pelo homicídio de Marcelo Vieira Martins Filho, após uma discussão familiar em 2011, no município de Guaraciaba. Durante o crime, ele desferiu oito golpes de faca contra a vítima. A condenação foi oficializada em 29 de junho de 2022.
O brasileiro entrou ilegalmente em território norte-americano no dia 9 de março de 2023, pela fronteira na região de Calexico, na Califórnia. Ele foi localizado e preso no dia 1º de maio deste ano. Atualmente, está sob custódia do ICE, aguardando os trâmites do processo de deportação.
A diretora do ICE em Boston, Patricia H. Hyde, afirmou que Vieira-Martins representa uma ameaça para a comunidade local. “Ele cometeu um homicídio em seu país de origem e tentou escapar da Justiça ao fugir para os Estados Unidos”, declarou. A autoridade reforçou que o órgão continuará a remover imigrantes que tenham histórico criminoso e representem riscos à segurança pública.