Cristian Cravinhos, de 49 anos, que ficou conhecido pelo assassinato do casal Richthofen, vai cumprir o restante da pena em regime aberto. O crime aconteceu a mando da filha das vítimas, Suzane Von Richthofen, de 41 anos.
A decisão contraria manifestação do Ministério Público sobre o caso. A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, de São José dos Campos, determinou a progressão da pena nessa quarta-feira (5), alegando que Cristian mantém boa conduta carcerária, tem situação processual definida, cumpriu o prazo legal para a medida e não registrou faltas disciplinares nos últimos 12 meses.
Segundo a decisão, ele foi beneficiado com várias saídas temporárias e sempre voltou à Penitenciária 2 de Tremembé, onde cumpria a pena. A juíza afirmou ainda que Cristian foi submetido a exame criminológico e a equipe multidisciplinar que o avaliou opinou de forma positiva para o regime aberto.
Segundo o Ministério Público, Cristian apresenta traços disfuncionais de personalidade, como rigidez emocional e controle excessivo. Conforme laudo psicológico, ele tem dificuldade em lidar com as emoções e distanciamento emocional.
O exame citado pelo Ministério Público mostrou também que o réu conhece as normas sociais, mas não se identifica com elas.
Cristian foi condenado em 2006 a 38 anos de prisão pelos assassinatos do casal Richthofen. Em 2017, ele chegou a receber autorização para cumprir a pena em regime aberto, mas perdeu o benefício ao tentar subornar policiais após ser acusado de agredir uma mulher, em Sorocaba, no ano seguinte. Nesse caso, ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão.